Como trabalhar na minha área de formação sem estagiar ?

como-trabalhar-na-minha

Recebi um e-mail de uma leitora e decidi fazer esse post, acredito que a dúvida ou problema (chame como quiser) que ela teve, pode também ser a sua.

Como trabalhar na minha área de formação sem estagiar ?

Antes de começar quero contar um pouco da minha história que provavelmente pode parecer com a sua.

Eu sei o quanto é difícil pagar um curso de faculdade, no meu caso, meu sonho era fazer publicidade e propaganda, como meus pais não podiam bancar essa matéria eu procurei um curso mais barato que fosse parecido com o meu sonho, então decidi fazer Marketing e acabei me apaixonando pelo assunto e o melhor, entendi que publicidade e marketing andam juntas e dependem uma da outra (ou não).

Porém para poder bancar minha faculdade e ainda me sobrar alguns trocados para o lanche eu precisava trabalhar e dificilmente eu conseguiria um estágio no primeiro semestre de faculdade e caso conseguisse um, o valor não cobriria o total da mensalidade, ou seja, minha única opção era NÃO trabalhar na minha área de estudo.

O tempo passou e aparentemente esse detalhe não me prejudicaria, (como eu estava enganado) quando me formei percebi que não tinha experiência alguma com Marketing e que dificilmente eu conseguiria um emprego para realizar meu sonho de ser um profissional da área.

Eu ainda estava empregado, porém não estava feliz, porque via meus amigos trabalhando na área, crescendo profissionalmente e eu estava ali, fadado a fazer aquilo pro resto da minha vida, pois bem, o tempo passou e acabei mudando para outra empresa onde, adivinha ? Não era para trabalhar com marketing (haha), porém vi uma grande oportunidade, essa empresa tinha departamento completo de marketing, eu via tudo que aprendi na faculdade passando pelos meus olhos e eu não estava fazendo parte daquilo, era triste porém coloquei como uma meta fazer parte daquela equipe, para isso segui 2 passos que vou descrever para vocês, espero que possa ajudar:

1º Currículo diferenciado e focado

Essa dica é para quem ainda está procurando um emprego, como sempre quis trabalhar com marketing, meu currículo era focado para que me “chamassem” para a área e eu o deixava sempre moderno, nunca igual ao dos outros, enquanto os do concorrentes eram comuns, o meu se destacava por alguns detalhes que para mim fazia a diferença, ou seja desde a minha entrevista, inconscientemente eu tentei mostrar para o que eu estava ali, entenda, trabalhar em uma área que não seja a sua, não significa que no futuro você não vá trabalhar nela.

curriculo_diferenciado

2º Atraia a vaga para você, ela existindo ou não

Acredito que o segredo principal é esse, tente conhecer a equipe ou a pessoa que trabalha na área que você tanto sonha, seja prestativo e curioso, tire suas dúvidas e o mais importante, mostre suas ideias, aplique aquilo que aprendeu na faculdade, porém não busque uma remuneração por isso, ajude de coração e bom grado, me lembro que quando conheci a gerente de marketing disse a ela que tinha interesse em ajudar e a trazer ideias, no meu caso ela foi receptiva e percebeu que eu estava disposto a ajudar, mas olha aqui, nada de querer derrubar as pessoas, consiga sua promoção pelos seus esforços sem pisar em ninguém.

E como dica extra digo a vocês, não menospreze o seu trabalho atual por ele não ser na sua área de formação, enxergue ele como uma oportunidade para conseguir atuar no seu ramo e caso não exista um departamento referente ao curso que você estudou, converse com seu chefe, faça um projeto e crie ele, seja o fundador e faça história na sua empresa.

Espero que essas dicas possam ter ajudado, caso tenha mais alguma deixa nos comentários.

Curta e compartilhe com os amigos.

Compartilhe esse post:

Jader Galhardo

Eu não empreendedo, e é daí que criei o blog. Graduado em marketing e apaixonado por criatividade e inovação. Blogueiro nas horas vagas e vendedor em todas as outras.

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook

  • Possuo 5 anos de experiencia como Tecnico de Computacao, porem nao possuo formacao, sera que e possivel conseguir trabalhar na minha area sem a formacao superior, somente com as certificacoes de tecnologia?

    • Olá, É possível sim.
      Hoje, as certificações de tecnologia contam e muito, ainda mais que você já tem 5 anos de experiência, já sai na frente de muitos candidatos.
      Obrigado pela visita.