Quem conta um conto aumenta um ponto, não é mesmo Steve Jobs?

Quem-conta-um-conto-aumenta-um-ponto,-não-é-mesmo-Steve-Jobs

Quem nunca valorizou uma história de algo bom que aconteceu na vida? Sabe aquele ditado de quem conta um conto aumenta um ponto? Então, eu sei que você valoriza e muito algumas de suas conquistas. Como eu sei? Eu faço isso! Aliás, todo mundo faz isso, porque convenhamos, a história fica beeem mais bonita com uma pitada de suor e lágrimas.

No marketing existe um termo usado para contar a história da empresa ou de um produto criando uma proximidade entre a instituição e cliente, seja a história verdade ou não, o nome desse método é Storytelling.

Aposto que você já ouviu a história da fundação da Apple, sobre a famosa garagem onde Steve Jobs e Wozniak começaram seus primeiros projetos de computadores, onde tiveram seus primeiros funcionários e o primeiro investidor. Pois bem, nada passou de uma linda história inventada por Steve Jobs. Isso mesmo, inventada. Segundo Wozniak soa mais bonito dizer que dois jovens fundaram uma empresa dentro de uma garagem: “A garagem, na verdade, éramos nós. Tínhamos que utilizar o que fosse possível para poder fazer dinheiro” – disse ele. Wozniak revelou toda a verdade durante uma palestra para alguns estudantes da IMPACT Business School, da Universidade Europeia, em Madrid.  (fonte: El país)

jobsewozniak

Verdade é que, Steve Jobs além de ser um empreendedor que queria fazer dinheiro, ele também era preocupado em vender a sua imagem e a da empresa, talvez toda essa história contada foi apenas para inspirar outros milhares de sonhadores como eu que não empreendo e que um dia quer empreender e mudar o mundo. (menos Jader!)

Confesso que esse é o tipo de mentirinha que eu quero continuar acreditando que é verdade. Aquela, que você sabe que seu amigo não fez tudo o que ele disse que havia feito e você olha para ele e diz: Nossa, Sério?! – Mas seu consciente sabe que ele não fez nada daquilo. Então, é assim que estou e quero ficar sentindo.

Compartilhe esse post:

Jader Galhardo

Eu não empreendedo, e é daí que criei o blog. Graduado em marketing e apaixonado por criatividade e inovação. Blogueiro nas horas vagas e vendedor em todas as outras.

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook