Ansiedade é uma merda

ansiedade e uma merda

No ultimo sábado, dia 14, rolou aqui em Curitiba o UFC 198. A estrutura do evento foi sensacional, nenhum incidente registrado, tudo maravilhoso! Uma noite inesquecível e, para mim, um sonho realizado.

Mas não é sobre o evento propriamente dito que vamos falar hoje. Antes de chegar no assunto, quero reforçar o quanto foi legal estar ali. Acompanho esse mundo desde os meus 12 anos e aprendi a enxergar o esporte de uma maneira diferente, olhando o contexto do combate, o momento dos lutadores e sabendo respeitar cada um. É fácil falar que quem ganhou é melhor do que quem perdeu, a julgar somente pelo desfecho. Desde o anúncio do evento aqui, venho acompanhando todas as movimentações e durante a semana fui a todos os eventos de promoção da luta de sábado.

fabricio-werdum-ufc-188-postfight-2

O assunto de hoje é sobre ansiedade. Fabricio Werdum é o melhor peso pesado do momento atual do UFC, multicampeão de jiu-jitsu, dominante sobre o ex-campeão Cain Velasquez, mas estava muito ansioso. Ele sempre foi considerado azarão em todas as disputas na sua carreira, e chegou nessa como favorito. Assim como José Aldo foi contra Conor McGregor, ele sofreu um nocaute no primeiro round por pura ansiedade.

werdum

Esporte é assim, é preciso lidar com as emoções o tempo todo. Se treina muito para o desejado momento de colocar tudo em prática, mas, às vezes, esse momento dura pouco, especialmente em esportes individuais, em que o resultado final depende exclusivamente daquele que está ali e não de nenhum companheiro.

Me lembro muito do Schumacher, a personificação de foco. Afinal de contas, só se decide o vencedor no fim e ganha quem chega na frente na última volta e não quem é mais rápido na primeira. Schumi era cirúrgico em administrar resultados. Fazia voltas mais rápidas antes de ir pros boxes para a troca de pneus e aí ganhar uma vantagem ao voltar de tanque cheio. Corria com a faca nos dentes, mas sabia o limite, e se não fosse viável a ultrapassagem naquele ponto ele esperava o próximo para dar o bote.

shumi

Ansiedade é uma merda, ela é irmã da pressa que é amiga do azar. Deixe ela passar, que no outro dia com certeza você não vai se arrepender de uma besteira feita, e falo com propriedade amigo leitor, vai por mim.

P.S: é Ansiedade com S o correto. Cada vez que você escreve anCiedade, um bebê panda morre.

Compartilhe esse post:
  • Mariana

    Hahahaha, tem muito bebê panda morrendo por aí então.