SriRacha, a pimenta queridinha da gringa

SriRicha a queridinha da gringa

De um tempo pra cá, uns quatro anos mais ou menos, houve um grande boom da culinária/gastronomia nas grandes mídias. Programas como MASTERCHEF e HELLS KITCHEN, canais do YOUTUBE com diversos tipos de tutorial, desde sucos detox a cupcake, seus amigos postando tudo que comem no Instagram etc.

No meio disso tudo, um dia vi alguém numa dessas receitas usando e falando sobre uma pimenta que me instigou a de alguma maneira prova-la. O nome estranho e que eu ainda não aprendi a forma correta de pronunciar, SRIRACHA, é hoje a mais querida das pimentas dos Estados Unidos, e foi criada pelo vietnamita David Tran.

Deus abençoe essa pimenta!!!!! #pepper #sauce #pimenta #hot #vietnam #comepão #bebeleite #sriracha

Uma foto publicada por Tedy Santele (@tedysantele) em

David chegou em 1979 a LOS ANGELES como um refugiado e logo começou a especular sobre as pimentas que haviam no mercado local, mas nada agradou seu gosto. Umas picantes demais, outras muito fracas e algumas sem sabor. Foi aí, então, que ele resolveu fazer aquela boa receita de família.

O molho de pimenta dele fez muito sucesso e agradou de cara a galera da região. David fazia de balde e saía vendendo na rua mesmo, fazendo degustação e ganhando mercado. Com o negócio dando certo, nasceu em 1980 a HUY FONG FOODS INC., uma empresa familiar que nunca teve pretensões milionárias e nem de ser a maior do mundo.

SRI-DONO

O que ele queria era proporcionar ao público aquilo que satisfazia suas expectativas e ele fazia algo tão bom que queria que todo mundo provasse. O amor pelo que faz levou a HUY FONG FOODS INC., em 2013, ainda sendo uma empresa familiar, a faturar U$ 60 MILHÕES. Tá bom, né? Quer uma prova que isso é questão de amor? O preço.

A SRI RACHA passou 30 anos sem aumentar o valor do seu produto no atacado! Mesmo já sendo o molho queridinho da América, o preço se manteve o mesmo. Fascinante! Esse sucesso mostra a força de uma empresa que preza pelo cliente e tem o foco em sua satisfação, além, claro, do cuidado com os produtos. Mostra, também que aquilo que o público gosta não pode ser superado de forma alguma por algo maquiado.

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Sabe quanto a empresa investe em publicidade por ano?ZERO. SRIRACHA é um caso à parte, uma história vitoriosa no mercado canibal das empresas de produtos de varejo e, além de tudo, é uma delícia.

CURIOSIDADES

  • SRI RACHA é o nome da cidade onde David Tran nasceu, no Vietnã.
  • HUY FONG foi o navio que transportou nosso amigo pimenteiro aos Estados Unidos.
  • O galo da embalagem faz referência a 1945, o ano em que David nasceu e que era o ano do Galo no horóscopo chinês.
  • David ficou conhecido como WILLY WONKA da pimenta devido ao grande sucesso do seu produto.
  • A marca não pode ser registrada, por se tratar do nome de uma cidade, mas é reconhecida pela sua tampa verde.
  • Para manter a qualidade, a empresa processa as pimentas no mesmo dia de sua colheita.

DICA

Dificilmente você encontrará no mercado do seu bairro a nossa desejada pimenta SRIRACHA. Aqui em Curitiba, nas grandes redes de varejo, eu nunca vi. Só fui encontrar em uma casa especializada em produtos orientais no Mercado Municipal.

E você? Já provou a SriRacha?

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