Te trocamos por um robô

old-vintage-metal-robot-wallpaper

É a frase que algumas profissões poderão ouvir daqui alguns anos.

Não é de hoje que ouvimos falar sobre robôs que estão sendo desenvolvidos para realizar tarefas básicas e até complexas do ser humano.

Estamos vivendo em o que muitos chamam de 4ª revolução industrial e nela, robôs já estão e vão concorrer a vagas com o ser humano. Esse futuro é ao mesmo tempo atraente, devido as facilidades que a tecnologia poderá nos proporcionar e  preocupante, devido a extinção de muitas profissões existentes.

1

Pode parecer ilusório e distante essa nova realidade, mas para um pouco pra pensar em quantas profissões já estão sendo extintas e substituídas por máquinas automatizadas.

Quando vamos ao shopping, notamos a diminuição no número de profissionais nos guichês dos caixas de estacionamento e o aumento no número de estações automáticas de pagamento. É comum em fábricas, mais e mais maquinas surgirem e cumprir, muita das vezes melhor, o trabalho realizado pelo homem.

Recentemente li uma notícia de uma cidade chinesa que será a primeira com carros robôs sem motoristas. Alguns podem pensar no lado positivo dessa mudança, de como poderemos resolver assuntos ao invés de ficar dirigindo e o tempo que poderemos otimizar nos trajetos. Mas, se analisarmos bem, veremos que o lado “negativo” causará um aumento gigantesco no número de pessoas desempregadas, pois motoristas de ônibus, táxi e uber, não serão mais necessários. Isso sem contar os cobradores que, na maioria das cidades já é uma profissão extinta.

2

A lição que fica é, devemos pensar se nossa profissão atual pode ou não ser substituída por uma maquina e o que iremos fazer caso isso aconteça. O que não devemos fazer é ficar cético quanto a essa revolução, lembre-se de que quando os carros começaram a ser cogitados em substituir os cavalos, as pessoas que dependiam das charretes e carroças como profissão desacreditaram da mudança e infelizmente ela chegou. A mudança que está por vir é de quem irá pilotar esses carros que no passado substituiu os cavalos.

E você ? Acha que um dia poderá ouvir que foi trocado por um robô?

 

Compartilhe esse post:

Jader Galhardo

Eu não empreendedo, e é daí que criei o blog. Graduado em marketing e apaixonado por criatividade e inovação. Blogueiro nas horas vagas e vendedor em todas as outras.

More Posts - Website

Follow Me:
Facebook