Qualidade de vida é você quem faz

qualidade-de-vida-é-voce-quem-faz

Podemos dizer que ter qualidade de vida é o jeito que cada um escolhe para viver. Isso mesmo, estou dizendo que qualidade de vida é uma opção pessoal. Porém, como é possível tomar uma decisão consciente, sem conhecimento de causa?

É muito importante saber que, precisamos de informações a respeito dos prós e contras nas consequências de uma decisão. No entanto, existem padrões sociais que muitas vezes nos atrapalham ou até mesmo nos impedem de tomar tais decisões.

Ao se candidatar para uma vaga de emprego, precisamos conhecer bem aquele ofício, para ter a certeza se vamos gostar ou não, se vamos dar conta daquele trabalho, ou se aquilo não será algo que vai além da nossa capacidade, seja ela intelectual, física ou emocional.

Agora, se você já está em um emprego que te prejudica em alguma dessas áreas, tenho uma boa e uma má notícia para te dar: A MÁ – isso é muito sério! A BOA – Isso tem solução!

É fundamental buscar estratégias que te aliviem. Parece clichê, mas existem dicas infalíveis: Não leve problemas do trabalho para casa. Não queira resolver tudo sozinho. Não se cobre demais. Não viva somente para o trabalho. Não priorize seu emprego em detrimento da sua vida pessoal. Não opte somente pelo emprego de maior salário/remuneração.

Se você não consegue obedecer aos NÃOS citados acima, então tente as dicas dos SIMS a seguir: Faça mais exercício físico (uma caminhada ouvindo música no fone de ouvido já serve). Tenha tempo de qualidade com seus amigos e familiares (isso inclui a sogra e os cunhados). Hora do banho e hora de dormir são momentos seus, então procure relaxar e esquecer os problemas. Tire um período do dia ou da semana pra fazer algo diferente do que sempre tem feito (leitura, filme, chimarrão, sono, chocolate e música são algumas práticas indicadas de acordo com meu gosto, claro).

Lembre-se: nós só tomamos atitudes diferentes quando mudamos as prioridades em nossas vidas.

Não espere que o esgotamento bata a sua porta e prejudique a sua saúde para tomar uma providência! Melhore sua qualidade de vida de forma simples, porém bem significativas.

Compartilhe esse post:

Luiz Rigo

Formado em Psicologia e pós-graduado em Neuropedagogia. Vivo cada desafio de foma unica, inclusive o de Não Empreender.

More Posts - Website